No início era Iniciação. O corpo beneficia nada; a mente beneficia nada; aquilo que é desconhecido por você e acima desses, quando firmemente baseado em seu equilíbrio, dá vida.
Em todos os sistemas de religião encontra-se um sistema de Iniciação, que pode ser definido como o processo pelo qual se vêm a descobrir aquela desconhecida Coroa.
Apesar de ninguém poder comunicar nem o conhecimento nem o poder de conseguir isso, que nós podemos chamar a Grande Obra, é no entanto possível para iniciados guiar outros.
Todos devem ultrapassar seus próprios obstáculos, expor suas próprias ilusões. No entanto, outros podem ajudá-lo a fazer ambos, e podem habilitá-lo a evitar totalmente muitos dos falsos caminhos, levando a lugar algum, que tentam os pés cansados do peregrino não iniciado. Eles podem, além disso, assegurar que seja apropriadamente testado e provado, pois há muitos que pensam serem Mestres que nem mesmo começaram a trilhar o Caminho do Serviço que leva até lá.
Agora, a Grande Obra é uma, e a Iniciação é uma, e a Recompensa é uma, por mais diversos sejam os símbolos nos quais o Universo está vestido.
"Liber Causae", seção "Lição Preliminar", in "Thelema", 1909